2. CONVÊNIO COM TRE

CONVÊNIO COM TRE

A Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, TRE - PA. esteve em Santa Maria onde conseguiu 12 atendentes e 1 técnico de TI, além de apoio na divulgação durante o período de atendimento

Nesta quinta (04/01), a Prefeita Diana Câmara Melo recebeu em  seu gabinete, a Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, TRE - PA. Motivo de sua visita foi assinatura de convênio com a Prefeitura Municipal para dar início ao Recadastramento Biométrico. Até março, o TRE em nossa cidade pretende totalizar esse trabalho.

O recadastramento eleitoral biométrico será realizado para dar mais segurança ainda à identificação do eleitor no momento da votação. O nome 'biometria' ocorre do fato de coletarem e armazenarem dados físicos do eleitor. Serão coletadas: assinatura, foto e as impressões digitais dos dez dedos.

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento.

Na votação com procedimento de identificação biométrico, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.