Gestão dos Resíduos Sólidos dos Municípios da Região Nordeste do Estado

PARÁ: Eleitos os dirigente do Consórcio Intermunicipal que tratará sobre a gestão dos resíduos sólidos dos municípios da Região Nordeste do estado. Municípios como Belém, Ananindeua e Marituba passam por todo esse “aperto” por conta do imbróglio sobre o fechamento do lixão de Marituba, e não terem se preparado para a questão, inclusive sobre a gestão de resíduos sólidos, prejudicando a população desses município da Região Metropolitana. Diferente disso, os prefeitos das Cidades de Castanhal, São Francisco do Pará, Santa Maria do Pará, Santa Izabel do Pará e Inhangapi, há muito tempo vem se preparando e discutindo essa questão do lixo e consequentemente do Meio Ambiente, onde criaram um consórcio intermunicipal para esse fim, cuidar dos resíduos sólidos e dar a destinação adequada cujos maiores beneficiados será a população desses municípios. Nesse sentido os Alcaides se reuniram na cidade de Castanhal (30/Maio) na sede da Prefeitura de Castanhal onde, em Assembléia Geral o prefeito Pedro Coelho Filho foi indicado Presidente do referido consórcio, tendo como 1º Vice o Alcade Marcos César de São Francisco e ainda, Evandro Watanabe de Santa Izabel como 2º vice presidente, como 1º Secretário, Egilásio Feitosa de Inhangapi e 2º secretário, Diana Melo de Santa Maria do Pará, os quais foram empossados na mesma reunião. Agora o grupo vai discutir as clausulas do protocolo de intenções e deliberar sobre as ações, estando assim a criação do consórcio praticamente concluída e o grupo apto para iniciar os trabalhos, faltando tão somente o registro do Cadastro de pessoa Jurídica (CNPJ), ficando inclusive os municípios, igualmente aptos a receberem incentivos fiscais instituídos pelo Governo Federal, podendo assim dar cabo as ações referentes a essa questão dos resíduos sólidos que é um avanço na área ambiental. A conferir.